terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Convite para os pais, profissionais e amigos das crianças com altas habilidades

Olá, pais, profissionais e amigos de crianças com altas habilidades/superdotação:

Hoje começo um bate papo com você para esclarecer sobre esta assunto tão cheio de mitos como a superdotação. A maioria das pessoa acredita que uma criança superdotada é aquela que tira as melhores notas na escola, que sempre faz tudo perfeito e que é um gênio não é assim?

Pois é, gente, este é o maior dos enganos que se pode cometer com essas crianças, pois pensando assim, uma grande parte, grande mesmo, das crianças superdotadas fica sem atendimento especial (a superdotação faz parte oficialmente da Educação Especial prevista na LDB) e acaba por perder ou, como diz a Dra. Zenita Guenther *, mediocrizar seu talento e assim toda a sociedade sai perdendo. Perde a própria criança que não consegue canalizar a sua necessidade de saber e acaba sentindo-se tão "diferente" que tenta ou se esconder, gerando uma baixa estima, ou se sente superior aos outros. Perde a sociedade pois, quando uma criança superdotada tem o atendimento de que necessita, dentro de uma visão humanista da educação, ela passa a ser um cidadão que contribui para uma sociedade mais justa para todos.

Não podemos deixar de atender estas crianças pois são elas que, recebendo uma educação com base humanista, voltada para o bem de todos, que poderão fazer do nosso País um local melhor para se viver.

Até mais,

ASPAT-PE